Com o avanço das décadas, é comum que hábitos e ideias mudem, trazendo transformações culturais em diferentes níveis.
No contexto profissional, essa evolução reflete no surgimento do conflito de gerações no ambiente de trabalho, uma realidade cada vez mais presente.
A convivência de pessoas de idades distintas no mesmo espaço muitas vezes dá origem a desentendimentos, demandando estratégias eficazes para a sua gestão. Também é possível evitá-los, usando algumas dicas que vamos apresentar neste artigo.
Então, se você quer saber como melhorar o convívio entre colaboradores de diferentes gerações, continue a leitura conosco!
Entenda a origem do conflito de gerações no ambiente de trabalho
Pessoas diferentes carregam bagagens diferentes. Esse é o primeiro ponto que precisamos entender para, assim, chegar a possíveis respostas para o conflito de gerações no ambiente de trabalho e em tantos outros espaços.
A geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, está se estabelecendo no meio empresarial e, junto com ela, as novas formas de enxergar e viver o universo corporativo.
As visões trazidas pelos colaboradores mais jovens perpassam as relações interpessoais, os propósitos, os modelos de trabalho e a cultura organizacional de uma forma geral.
Se essas pessoas chegam a uma empresa tradicional, com profissionais mais resistentes à mudança, por exemplo, isso afeta a dinâmica já estabelecida. Por isso, a gestão de pessoas deve pensar em soluções de integração e maneiras para contemplar as equipes.
O desafio consiste em harmonizar diferentes mentalidades e estilos de trabalho para garantir um ambiente produtivo e colaborativo.
E já que tocamos nesse assunto, precisamos falar sobre o cenário atual dos profissionais. Como são compostas as instituições? Veja a seguir!
A nova composição do mercado de trabalho
O mercado de trabalho atual é composto, majoritariamente, pelas gerações X, Y e a Z. Cada uma dessas gerações carrega consigo características únicas, moldadas por contextos temporais e culturais específicos.
Conheça, a seguir, o perfil dos talentos de acordo com o período de seu nascimento.
Geração X
A geração nascida entre o início de 1960 e o final dos anos 1970 pertence a uma época em que o trabalho era visto como algo distinto da vida pessoal.
Por isso, o comprometimento e a linearidade são aspectos marcantes dessas pessoas, uma vez que elas enxergam a profissão como algo que edifica e traz sentido à vida.
Geração Y (Millennials)
Os nascidos entre 1970 e o final dos anos 1990, por sua vez, surgem em um movimento de imediatismo e de contestar certos hábitos e visões da geração X – na vida pessoal e no trabalho.
Esses talentos são pertencentes a uma vivência em que as influências digitais começam a crescer, marcando as mudanças culturais da época.
Os CDs estavam em alta, assim como a televisão e os aparelhos de telefone celular que se tornaram mais usuais e desenvolvidos tecnologicamente.
As transformações de mentalidade e na forma de lidar com as ferramentas diversas refletiu também nos negócios, influenciando o ambiente corporativo.
Geração Z
A geração que chega ao mercado com força nesta década é a que se une em prol de um coletivo que preza por objetivos comuns. São jovens normalmente engajados em pautas sociais, e que buscam motivações no trabalho compatíveis com seus ideais.
Essas pessoas cresceram junto com a tecnologia, que, consequentemente, tornou-se ferramenta essencial no seu dia a dia corporativo.
Saiba como a gestão pode lidar com essa situação
Imagine uma empresa que tem, em seu quadro de funcionários, profissionais das três gerações citadas. A gestão poderá enfrentar alguns desafios para estabelecer uma boa convivência entre essas pessoas, concorda?
Além disso, fazer com que elas trabalhem de forma harmônica e de modo a trazer bons resultados, também é uma questão a ser pensada para evitar os conflitos de gerações no ambiente laboral.
Sendo assim, a situação ideal seria prevenir que esse tipo de conflito aconteça. Mas, para alcançar isso, é preciso ter uma equipe de RH preparada para realizar um recrutar, selecionar e integrar diferentes tipos de colaboradores.
Para mais, a corporação deve preparar seus profissionais atuais, trazendo palestras e dinâmicas acerca de pautas como etarismo, inclusão e diversidade, por exemplo.
Afinal, toda mudança cultural é um processo que exige tempo e conscientização contínua.
Sabemos que nem toda empresa consegue prevenir o conflito de gerações no ambiente de trabalho. Em muitos casos, esses profissionais já coexistem na companhia, o que dificulta o processo de prevenção unicamente. Por isso, é preciso remediar.
Separamos algumas dicas de como lidar com os desafios geracionais em uma organização. Confira!
Existe uma forma de amenizar esses conflitos? Veja dicas!
Como vimos, as diferenças culturais ocasionadas pelo avanço das gerações podem implicar em desafios diversos. A seguir, confira algumas dicas de como amenizá-los.
1. Use uma comunicação inclusiva e diversificada
É essencial adotar uma linguagem simples, que todas as pessoas compreendam, para se comunicar com diferentes gerações. Outro ponto importante é adaptar o diálogo, realizando ajustes necessários dependendo da situação ou do público presente.
Se uma reunião é composta apenas por pessoas da geração Z, por exemplo, você pode trazer referências que elas se identifiquem.
2. Trabalhe com os motivadores de cada geração
A motivação das pessoas é variável, dependendo de uma série de fatores sociais, culturais e geracionais. Diante disso, identificar, compreender e trabalhar com os agentes motivacionais de cada um é tão importante.
Descubra como cada geração aprende, se motiva e engaja no trabalho para, assim, evitar que apenas um grupo seja contemplado pela gestão nesse aspecto.
3. Saiba como distribuir as tarefas para cada pessoa
Ao conhecer os colaboradores, você passa a entender melhor quais tarefas são mais adequadas para cada um. Dessa forma, você conhece a dinâmica, as habilidades e competências do time e valoriza o potencial individual de cada membro.
4. Encontre os pontos em comum
Trabalhar com uma equipe tão diversa em pensamentos, histórias e idades não é uma tarefa fácil.
Para facilitar a integração e estabelecer conexões, é crucial adotar a estratégia de identificar pontos em comum entre as pessoas. Afinal, quando nos identificamos com um colega de trabalho, trabalhamos juntos em prol do mesmo objetivo.
Proporcionar momentos de interação direta entre essas pessoas faz com que elas troquem vivências, hobbies, objetivos e, consequentemente, possam encontrar pontos em comum entre si.
5. Estimule a troca de experiências
Além da identificação, trocar experiências também fortalece as conexões. E isso é mais que necessário para uma boa relação de convívio no trabalho.
Quando as diferentes gerações compartilham suas vivências, um movimento empático surge, fortalecendo uma visão mais humanitária e respeitosa sobre o outro.
Liderar não é um processo fácil, pois estamos falando de pessoas com suas individualidades olhando para outras com suas complexidades.
Assim como os conflitos de gerações no ambiente de trabalho, as lideranças enfrentam outros vários desafios diários na rotina da gestão.
Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre desenvolvimento de lideranças. Com esse material, esperamos auxiliar você e a sua empresa no processo árduo de liderar. Esperamos que goste!